quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

OS SONS DO SILÊNCIO

OS SONS DO SILÊNCIO


Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; (Provérbios 2:2) 

Um rei mandou seu filho estudar no templo de um grande mestre com o objetivo de prepará-lo para ser um grande líder. 

Quando o príncipe chegou ao templo, o mestre o mandou sozinho para uma floresta. Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever todos os sons da floresta.

Quando o príncipe retornou ao templo, após um ano, o mestre lhe pediu para descrever todos os sons que conseguira ouvir.

Então disse o príncipe: "Mestre, pude ouvir o canto dos pássaros, o barulho das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo na grama, o zumbido das abelhas, o barulho do vento cortando os céus..."

E ao terminar o seu relato, o mestre pediu que o príncipe retornasse a floresta, para ouvir tudo o mais que fosse possível.

Apesar de intrigado, o príncipe obedeceu à ordem do mestre, pensando: "Não entendo, eu já distingui todos os sons da floresta..." 

Por dias e noites ficou sozinho ouvindo, ouvindo, ouvindo... Mas não conseguiu distinguir nada de novo além daquilo que havia dito ao mestre. 

Porém, certa manhã, começou a distinguir sons vagos, diferentes de tudo o que ouvira antes.

E quanto mais prestava atenção, mais claros os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz.

Pensou: "Esses devem ser os sons que o mestre queria que eu ouvisse..." E sem pressa, ficou ali ouvindo e ouvindo, pacientemente.

Queria ter certeza de que estava no caminho certo. Quando retornou ao templo, o mestre lhe perguntou o que mais conseguira ouvir. 

Paciente e respeitosamente o príncipe disse: Mestre, quando prestei atenção pude ouvir o inaudível som das flores se abrindo, o som do sol nascendo e aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da noite...

O mestre sorrindo, acenou com a cabeça em sinal de aprovação, e disse: Ouvir o inaudível é ter a calma necessária para se tornar uma grande pessoa.

Apenas quando se aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, seus medos não confessados e suas queixas silenciosas, uma pessoa pode inspirar confiança ao seu redor; entender o que está errado e atender as reais necessidades de cada um.

A morte de uma relação começa quando as pessoas ouvem apenas as palavras pronunciadas pela boca, sem se atentarem no que vai no interior das pessoas para ouvir os seus sentimentos, desejos e opiniões reais.

É preciso, portanto, ouvir o lado inaudível das coisas, o lado não mensurado, mas que tem o seu valor, pois é o lado mais importante do ser humano...


Autor desconhecido.

VÍTIMAS DA DOR

VÍTIMAS DA DOR

Ninguém é imune às dores. Porém, não permita que a sua dor te faça vítima e te cegue não permitindo mais olhar para aquele que, não irá simplesmente curar a sua dor, mas te ensinará a usar a dor como degrau e amadurecimento da sua fé: o nosso Senhor Jesus Cristo
Toda dor é legitima, desde que não nos torne vítimas egoístas e dependentes de atenção e afeto.
Toda dor é compreensível, desde que não nos torne sequestradores que fazem reféns a individualidade alheia.
Toda dor é aceitável, desde que as lágrimas que elas produzam não sejam chantagens emocionais baratas.
Toda dor é um falso atalho para nos tornar mais frágeis e sensíveis às tentações que prometem a cura.
Toda dor é um pequeno deserto que precisamos passar sem acreditar nas miragens que nos iludem dizendo que para minha dor não há solução.
Toda dor é um colírio as avessas, pois não nos deixa olhar para os lados e enxergar que a dor que dói em alguém, dói muito mais do que a dor que dói em mim.
Toda dor é veneno contra princípios, bom senso, autoestima e, principalmente, a fé.
Toda dor é entorpecente que tenta tornar ébrio o mais sóbrio dos humanos.
Toda dor é como óleo e água com o discernimento, calma, perseverança e um futuro de paz.
Toda dor é uma escola de artes que pretende transformar alunos em protagonistas de dramas e tragédias.
Toda dor é reagente da amnésia que não nos permite lembrar do mais sublime e eficaz de todos os antídotos: o perdão.
Toda dor é passível de diagnóstico, tratamento e cura, a não ser que tenhamos a dor como estimação.
O nosso Senhor Jesus Cristo; por nós suportou uma dor imensurável.
Não seja vítima da sua dor.
escrito por Anderson Zanella

BEM AVENTURADOS OS MANSOS

BEM AVENTURADOS OS MANSOS

Mansidão é difícil de definir.Não é inatividade subserviente. Não é aquiescência passiva. 

Os gregos não tinham respeito pela mansidão porque a igualavam a servidão – pessoas tirando vantagem sobre você, pisando em você, socando seu estômago enquanto você agradece pelo privilégio de ser socado, esse tipo de coisa. 

Mas não é isso que a Bíblia quer dizer com mansidão.
Mansidão é uma combinação de paciência, gentileza e completa submissão à vontade de Deus.
Mansidão é aprender autocontrole ao invés de querer estar no controle.
Mansidão é abrir seu coração ao invés de cerrar os punhos.
Mansidão é a firme resolução de que é sempre melhor sofrer do que pecar.
Mansidão é uma das grandes virtudes do cristão (Colossenses 3.12). 

O mundo pode não ter espaço para ela, mas a Bíblia tem.
Moisés era o homem mais manso da terra (Números 12.3).E se você sabe alguma coisa sobre Moisés, você sabe que ele não nasceu com uma personalidade mansa. Ele matou uma pessoa! Não estamos falando de um traço de personalidade.
Você pode ser calado ou exagerado, introvertido ou extrovertido, e ainda ser manso. Moisés precisou aprender a mansidão pela vida e pelo Senhor.
Pense também em Paulo. Havia algumas questões importantes em Corinto que Paulo não temia tratar. Mas sua abordagem foi a de apelar com os santos à mansidão e benignidade de Cristo (2 Coríntios 10.1).
Se você pensa que mansidão é para perdedores, você pensa que Jesus é um perdedor. O Filho do Homem era manso (Mateus 11.29). Claro, essa não é a única coisa a ser dita sobre Jesus, mas é uma delas.
Quando você for confrontado, quando for injustiçado, quando perder a paciência e começar a ficar tenso por dentro, como manifestar mansidão?
Quando você vai atrás de seus adversários, é com um chicote ou com um lenço branco? Quais pecadores te aborrecem mais, os do seu próximo ou os seus?
MANSIDÃO NÃO É SER CAPACHO. É TER UMA ATITUDE DIGNA MESMO DIANTE DE CONFUSÃO, ANSIEDADE E INJUSTIÇA.
BEM AVENTURADOS OS MANSOS, POIS ELES – LOGO ELES! – HERDARÃO A TERRA (Mateus 5.5).
KEVIN DEYOUNG / Traduzido por Filipe Schulz | Reforma21

VIDA CRISTÃ

VIDA CRISTÃ

O QUE SIGNIFICA SER CRISTÃO? TEMOS SIDO CRISTÃOS AUTÊNTICOS?
“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”.  Atos 11:26.
As atitudes dos discípulos eram tão idênticas às do Senhor, que na cidade de Antioquia, pela primeira vez, foram chamados “cristãos” (Cristãos: Grego, “Christianós” seguidores de Cristo).
Precisamos nos identificar de tal forma com aqueles ensinos e conceitos, para que façamos jus, ao mesmo título. Há igrejas, comunidades, nações e pessoas que se intitulam de “cristãos” e vivem mergulhadas em densas trevas espirituais.
VIDA CRISTÃ É MUITO MAIS QUE FAZER PARTE DE UMA IGREJA, TER UMA CREDENCIAL, UNIR-SE A UMA IGREJA, OU TER UMA RELIGIÃO.
1. VIDA CRISTÃ É RENUNCIA. A palavra renuncia no grego é Apeipon, que significa: rejeita, e Apotassã que significa: despedir, abandonar, deixar.“Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo”.  Lc 14:33.
Renúncia é repudiar completamente a sua natureza pecaminosa. O escritor aos hebreus diz: “… deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos esta proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé…”.Hb 12:1, 2.
2. VIDA CRISTÃ É QUANDO DEIXAMOS TRANSPARECER EM NÓS O IMENSURÁVEL AMOR DE JESUS, o nosso supremo exemplo; quando em nossas palavras, pratica, em coerência com a palavra de Deus.“Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vendo vossas obras glorifiquem ao pai que está no céu”. MT 5:16.
3. VIDA CRISTÃ É SUBMISSÃO.
A palavra submissão no grego é “hupotasso” que significa sujeição, obediência. Jesus é o nosso supremo exemplo de obediência. “… embora sendo filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu e, tendo ele sido aperfeiçoado, veio a ser o autor da eterna salvação para todos os que lhe obedecem, tendo sido por Deus chamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”. Hb 5:7.
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, e tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz”. Fl 2:8.
Jesus Cristo era humilde e estava disposto renunciar os seus direitos para obedecer a Deus. Não existe vida Cristã sem obediência, pois a partir do momento que aceitamos o senhorio de Cristo, nos tornamos servos. “Mas graça a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração a forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. Rm 6:17, 28.
Fomos eleitos e santificados para obedecer. “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça, e paz vos sejam multiplicadas”. IPe 1:2.
Os cristãos são filhos da obediência. “Como filhos obediêntes, não vos conformeis com as concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância”. I Pe 1:14 Obedecer é renuncia a própria vontade, é esvazia-se.
4. VIDA CRISTÃO É COMPROMISSO.
Quantos estão vivendo um Cristianismo superficial, egocêntrico, muito longe da realidade. Em meio a um mundo cheio de invenções, comodismo, conformismo, materialismo, egoísmo, entre outras coisas mais, para muitos fica difícil viver um compromisso verdadeiro com Deus e a sua palavra.
QUE TIPO DE CRISTÃO TEMOS SIDO?
 
Temos renunciado o pecado, mundo e a nossa natureza terrena? A nossa vida esta em perfeita coerência com a palavra de Deus? Temos sido submissos? Temos vivido um cristianismo superficial, ou de compromisso com Deus? Faça um exame introspectivo neste momento da sua vida com Deus.
escrito por MARCOS MARTINS

UMA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO

UMA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais (João 8:10-11)
O Senhor Jesus é bom, e não ‘bonzinho’. Os apóstolos em um momento de irritação teriam mandado fogo do céu sobre os obstinados pecadores, mas o Mestre lhes censurou por tal ideia ridícula (Lucas 9:54).
Pedro, o confiante porém desleal discípulo, não esperava nada além de uma merecida e severa reprovação da parte do Senhor por sua infidelidade. Mas o que recebeu foi a mais gentil e inacreditável das reprimendas: “Simão, filho de Jonas, amas-me?… Apascenta as minhas ovelhas”(João 21:16).
A mulher do versículo acima era uma pecadora, mas Ele se dirigiu a ela de maneira delicada e encorajadora. Seus acusadores a tinham humilhado ao máximo pela exposição pública dela, e provavelmente lhe diziam coisas horríveis, mas o Senhor disse apenas: “Nem eu também te condeno”. “Caia eu, pois, nas mãos do Senhor, porque são muitíssimas as suas misericórdias” (1 Crônicas 21:13).
Será que podemos inferir que o Senhor ignora o pecado?
Absolutamente não! Sua encarnação, Seu sangue – Belém e no Calvário – provam exatamente o contrário! Antes que a culpa de alguém pudesse ser retirada, Ele teve de descer de Seu trono de glória para agonizar em um madeiro amaldiçoado. Essa palavra do Senhor Jesus foi uma palavra de encorajamento para aqueles que já se arrependeram de seus pecados.
Talvez você seja o maior dos pecadores ou o maior dos desviados. Da mesma maneira que uma pessoa falida tem medo de examinar seus livros contábeis, talvez você tenha medo de examinar seu coração.
A consciência e as lembranças de inúmeros pecados podem lhe condenar, mas o Senhor Jesus sempre tem uma palavra gentil para você: “Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”.
Extraído Devocional Boa Semente

ESCRAVOS DE HÁBITOS ESTRANHOS

ESCRAVOS DE HÁBITOS ESTRANHOS

Cada pessoa é escrava daquilo que a domina. (2 Pedro 2.19)
Como ninguém gosta de ser chamado de escravo, a linguagem de Pedro é dura. Todavia, a verdade é esta mesmo: somos escravos daquilo que não conseguimos dominar.

Quando dizemos que tal pessoa é dependente do álcool, por exemplo, queremos dizer que ela é escrava do álcool ou, em outras palavras, ela não é independente da bebida.

Se deixarmos o sol se pôr antes de nos livrarmos da ira, somos escravos da ira (Efésios 4.26).

Se só pensarmos em aumentar os ganhos, somos escravos do dinheiro.

Se nos deleitarmos em falar mal de uma pessoa, somos escravos do mexerico.

Se mancharmos costumeiramente o nome de uma pessoa atribuindo a ela coisas que ela nunca fez, somos escravos da calúnia.

Os que não conseguem deixar de roer as unhas, deixar de ranger os dentes, deixar de espremer cascas das espinhas são escravos dessas coisas.

Por causa do contexto da carta, é possível que Pedro esteja se referindo a “hábitos imorais”. Ele tinha acabado de fazer uma denúncia séria quanto aos falsos profetas (“Não podem ver uma mulher sem a desejarem”). Deve ser exatamente nessa área que muitos são escravos de seus impulsos.

Tim Challies, autor de Desintoxicação Sexual, afirma que “a pornografia é tão predominante, que é praticamente certo que todo jovem vai se deparar com ela, e, depois de a experimentar, é difícil não se entregar”.

Jesus surpreendeu os mestres da lei e os fariseus declarando: “Quem peca é escravo do pecado” (Jo 8.34). Eles não gostaram dessa palavra e responderam soberbamente: “Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém!” (Jo 8.33).

Se o Senhor pôde quebrar o bastão dos poderosos que oprimiam o povo de Israel, ele pode nos libertar do bastão daquilo que nos domina!
Enquanto não localizar a sua dependência, o crente jamais será libertado!

Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato

LUCAS: O EVANGELHO DA ALEGRIA

LUCAS: O EVANGELHO DA ALEGRIA

O evangelho de Lucas é o evangelho da alegria. Lucas convida a seguir Jesus com prazer. Não adianta um seguimento motivado pelo medo.
Desde o início do evangelho, fala-se da alegria, a começar por Maria: “alegra-te, cheia de graça” (1,28).
Jesus já irradia alegria desde o seio da mãe: “a criança saltou de alegria no meu ventre” (1,44). “Não tenham medo! Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo” (2,10).
Fala-se também da alegria que sente Deus quando um pecador se converte (15,7.10.32). Isto é, Lucas quer apresentar um Jesus que dá alegria e prazer; o seguimento de Jesus não deve ser motivado pelo medo ou obrigação, mas porque o discípulo descobre a alegria de seguir Jesus e servir à construção do Reino.
– Essa alegria está motivada pela notícia da salvação que Deus oferece em Jesus, salvador (2,11.30): Jesus “veio procurar e salvar o que estava perdido” (19,10).
JESUS É O HOJE DA SALVAÇÃO
Em casa de Zaqueu Jesus diz: “Hoje chegou a salvação a esta casa” (19,9).
“Lucas nos convida a acolher Jesus, o Cristo, que vem […] para ressuscitar o que está morrendo em nós. […] Este relato vai ensinar-nos a viver o seguimento de Jesus como uma experiência de salvação” (PAGOLA, 2012, p.15).
A SALVAÇÃO QUE OFERECE JESUS É TOTAL E UNIVERSAL, NÃO ESTÁ LIMITADA AO POVO DE ISRAEL.
– Esta salvação é fruto da misericórdia de Deus. Jesus revela um rosto de Deus misericordioso, que não tem limite para perdoar e que sempre está disposto a acolher o pecador, a procurar a ovelha que está perdida (15,3-7), a fazer festa para o filho pródigo que tinha abandonado o pai, mas volta a casa (15,11-32).
Jesus oferece o perdão a uma prostituta (7,36-50) e a Zaqueu, o publicano (19,1-10). Inclusive lembra-se de pedir a Deus o perdão para os responsáveis pela sua morte na hora da crucifixão (23,34).
A misericórdia de Deus se revela também nas curas de Jesus, que Lucas apresenta mais como gestos de misericórdia do que como manifestações de seu poder (17,11-19).
Jesus é como o bom samaritano que, ao ver em seu caminho alguém caído, “se comove”, se aproxima e, movido de compaixão, cura-lhe as feridas 

Postado por João Flávio Martinez

O QUE FAZER COM OS EMBARAÇOS DESSA VIDA?

O QUE FAZER COM OS EMBARAÇOS DESSA VIDA?

Muitas pessoas vivem situações embaraçosas, mas quem somos nós para condena-las. Todos nós sempre temos um grande ou pequeno problema na vida, seja na ordem financeira, sentimental, espiritual e muitos outros.
Exemplo: Contas diversas para pagar, dividas e dividas, fofocas, o filho ta nas drogas ou foi preso, o trabalho ta atrasado, família toda desestruturada e outras coisas semelhantes a essas. Quem sabe você se encontra assim e não sabe como resolver esses problemas chamados ”embaraços da vida“.

Você olha para o céu, poe a mão sobre a cabeça e diz: ” O que é isso! Não tenho mais paciência para resolver esse embaraço que me meti, me ajuda meu Deus”. 

E ai você faz a coisa mais certa de sua vida, procura ajuda do Altíssimo.
Sempre quando nos metemos em apuros, nunca perguntamos a vontade de Deus, sempre queremos que seja da nossa maneira, e ai, é que nos damos mal. 

Quando a vontade de Deus parece estar em acordo com a nossa vontade, com o que achamos e queremos, estamos diante de uma facilidade de segui-la, de compreendê-la, de aceitá-la. No entanto, em muitos momentos a vontade de Deus nos incomoda, pois é totalmente contrária ao que achamos que deveria ser e é ai que nos metemos em muitos embaraços da vida.

Infelizmente muitos têm seguidos caminhos que não agradam ao Senhor. Por isso seus desejos ou problemas não têm alcançado um desfecho favorável, e vão se enrolando mais e mais com os problemas dessa vida. Em 2 Timóteo 2:3-4 diz: ”Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra“. Esse é um conselho do Apostolo Paulo a Timóteo.

Através desse conselho de Paulo a Timóteo devemos ler e vigiar muito, antes de fazer algo ou até mesmo falar sobre determinados assuntos para não cairmos em contradição, e terminarmos se embaraçando muito mais. 

Quando fazemos alguma coisa errada, ou seja, algo que não agrada a Deus, ou falamos mal de alguém estamos pecando, pois está escrito que aquilo que sai da nossa boca está cheio o nosso coração.

O tema desse artigo é: O que fazer com os embaraços dessa vida?
Antes de fazer, dizer qualquer coisa, busque a orientação de Deus, cuidado com sua própria vontade, o coração do homem é muito enganoso diz a Bíblia: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer? Jeremias 17:9.

O coração se engana e as vezes se embaraça. ”Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua ” 
Provérbios 16:1.

Pense bem antes de agir fale com Deus primeiro e espere sua resposta.


Autor:  Marcos Monte

JESUS E A GRANDE COMISSÃO



Fazer discípulos é a grande missão da Igreja aqui na terra.Jesus designou seus discípulos e os instrui-os em Mateus 28:19,20, eles tinham que ir e pregar o Evangelho a toda criatura e fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e essa missão se estenderia até nós.


A Grande Comissão aconteceu quando Jesus após ter aparecido para as duas mulheres no caminho, falou a elas anunciar aos discípulos que se encontre com Ele na Galileia e que lá eles o veriam. Ali começou a tarefa da Igreja após a acessão de Cristo e se estendeu até a nós.

Hoje os discípulos que tiveram com Jesus, que viram seus milagres e seus ensinamentos já não existem mais, essa tarefa de evangelizar nesta Geração e fazer novos discípulos é nossa, não devemos ter medo de encarar este desafio. Infelizmente muitos pensam que se envolver demais com a obra de Deus tirara seu sustento financeiro, que para muitos: se ocuparem com a obra é um fardo, a ocupação do dia a dia é cansativa.

Poucos são os trabalhadores da Seara do Senhor, sabe que Jesus disse em “Lucas 10:2” que devemos rogar ao Senhor da seara que mande trabalhadores para sua seara. E quem você acha que são esses trabalhadores? Boa pergunta você não acha. 

Esses que Jesus manda rogar, são pessoas que ainda iriam fazer seu Reino ser implantado aqui na Terra, sabe quando foi isso: quando ouve uma grande conversão de pessoas na pregação de Pedro em Atos dos Apóstolos, quando o povo se reunia para orar, quando os irmãos tinham tudo em comum, e foi ai que o Evangelho de Cristo se expandiu e chegou até nós.

Jesus nos designou e nos escolheu para levarmos sua Palavra a esta Geração e a conduzi-la ao Reino de Deus.Em “João 15:16” diz: que Jesus nos escolheu para que nós venhamos dar frutos e o nosso fruto permaneça. 

NÓS COMO IGREJA DE CRISTO AQUI NA TERRA SOMOS O AGENTE DE DEUS PARA ESTA GERAÇÃO.

A Grande Comissão nos instrui a fazer discípulos enquanto viajamos pelo mundo e enquanto realizamos nossas atividades diárias, quando trabalhamos, estudamos em um curso, na escola, na universidade ou em qualquer outro local como: na parada de ônibus, lancheira, shop ou em um local publico, em fim, tem vários lugares para anunciar o Evangelho de Cristo.

Nessa jornada, peça ajuda do Espírito Santo, devemos ser testemunhas de Cristo aqui nesta Geração. Infelizmente para muitos é difícil testemunhar, porque tem medo de perder suas amizades que são importantes para seu empreendimento, mas eu creio que para você isso não é o motivo de se calar, mesmo que você perca algumas amizades importantes, mas nenhuma delas pode preencher o que Cristo fez por nós na Cruz.

Cumpra como um bom Soldado de Cristo a sua tarefa aqui nesta terra. Ganhe almas, lute pelas pessoas, não as deixe morrer sem Cristo, conduza elas ao Reino dos Céus e você recebera de Deus o seu Galardão.

Postado por  Marcos Monte

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A MENSAGEM CENTRAL DA BÍBLIA



A MENSAGEM CENTRAL DA BÍBLIA

A Bíblia é o poema sinfônico da nova criação, cujo Compositor é o Artista divino que conduz sua obra ao impulso do vento do Espírito.

Os instrumentos da orquestra foram feitos do pó da terra, são de argila, vasos de barro, filhos de homens. O Diretor não é outro senão o mesmo Compositor; o Espírito de DEUS que paira sobre a criação para dar-lhe harmonia, ordem e beleza.

O título da obra é a Palavra de DEUS. Existia desde o princípio; estava com DEUS e era DEUS. Narra-nos o que dele ninguém viu. O ministério mantido em segredo durante séculos eternos, sons inefáveis que o homem não pode ouvir nem pronunciar. DEUS os revelou por meio de sua Palavra que sonda até as profundidades divina.

A chave que determina como se há de entender toda a grande sinfonia, a encontramos no mais genial dos profetas, Isaías: "PORQUE OS MEUS PENSAMENTOS NÃO SÃO OS VOSSOS PENSAMENTOS, NEM OS VOSSOS CAMINHOS,OS MEUS CAMINHOS, DIZ O SNHOR, PORQUE, ASSIM COMO OS CÉUS SÃO MAIS ALTOS DO QUE A TERRA, ASSIM SÃO OS MEUS CAMINHOS, E OS MEUS PENSAMENTOS, MAIS ALTOS DO QUE OS VOSSOS PENSAMENTOS". (Isaías, 55: 8-9).

Apenas aceitando que nossos critérios não são os critérios de DEUS é que podemos começar a compreender esta grande obra.

Os caminhos de DEUS são ilógicos e absurdos para a lógica humana e a sabedoria dos prudentes deste mundo. Não obstante, a necessidade divina é mais sábia que a sabedoria dos homens.

DEUS tem poder para realizar todas as coisas incomparavelmente melhor do que nós podemos pensar. Nosso olho não pode ver, nem nosso ouvido escutar o que ele nos tem preparado. Porém seu Espírito, seu Santo Espírito, no-lo revela.

Para compreender realmente a Escritura, devemos começar aceitando que apenas o Espírito de DEUS pode ensinar-nos todas as coisas, já que nossos pensamentos não são os pensamentos de DEUS.

Este poema sinfônico se apresenta no teatro do universo. Sem dúvida, não existem espectadores, nem um único. Todos são atores, instrumentos ou cantores. O auditório é convertido em cenário. A criação, o homem e o Espírito participam ativamente.

O Compositor divino soube enlaçar com simetria as melodias mais dissonantes. A melodia da história faz acorde com a geografia. Todas as melodias concordam. Realmente nossa Bíblia é um gigantesco hino do universo, interpretado pelo coro de sopranos divinos.

Sem dúvida, a Bíblia, como toda sinfonia, não é apenas uma conjugação de melodias. Existe um tema principal predominante em toda a obra, qual seja o referente a nossa salvação.

Sim, a salvação, nossa salvação, é o tema central de toda a Escritura, seu coração. Em razão do tema principal se dão todas as melodias secundárias. A salvação certamente transcende o marco do tempo o espaço, porém é tão concreta como o Salvador ou como um homem salvo. Se leva a término através de acontecimentos salvíficos, concretos e controláveis pela história enquanto é possível.

Portanto, podemos concluir que O TEMA PRINCIPAL DA BÍBLIA É A HISTORIA DA SALVAÇÃO. Geralmente, entendemos por salvar-se unicamente o livrar-se de um perigo. 

Sem dúvidas, o mesmo conceito guarda uma noção mais positiva. Em nossa história, a salvação consiste nesse processo no tempo o espaço pelo qual DEUS liberta o homem do pecado e o favorece ao comunicar-lhe a própria vida divina.

Se o pensamento de DEUS, o Verbo, é quem organiza toda a história, é ao mesmo tempo quem a explica. O VERBO DE DEUS, JESUS CRISTO SALVADOR, É QUEM DÁ HARMONIA A ESTE VARIADO CONCERTO.

Ao longo de toda a história da salvação, desde a abertura até a conclusão, CRISTO domina a obra. As primeiras notas de nossa Bíblia já estão no tom de CRISTO.

Wilson de Oliveira Carvalho

ORGULHO MANIPULADO





ORGULHO MANIPULADO 


Os Evangelhos de Mateus e Marcos afirmam que, certo dia, Simão Pedro declarou a verdadeira identidade de Jesus como o Filho de Deus pela revelação do Espíri­to Santo e recebeu um elogio de Jesus por ter tido tal discernimento.

Em seguida, Jesus anunciou que morre­ria, mas ressuscitaria, e Pedro o repreendeu por dizer es­sas palavras! Ele disse: "Isso nunca acontecerá com você ”! (Mateus 16.15-23) 

As palavras religiosas de Pedro pareciam boas. Tinham o caráter da verdadeira devoção e sinceridade, mas eram diabolicamente falsas.

O orgulho e a presunção de Simão Pedro criaram uma atmosfera oportuna para uma visita de Satanás. O inimigo juntou-se à mesa em que jantavam e usou o confiante Pedro para proclamar as expectativas do inferno.

Satanás deve ter rido em silêncio quando Pedro disse a Jesus, o Messias, que ele não estava certo ao di­zer que morreria na ruz. As palavras mal acabaram de sair da boca de Pedro quando Jesus o confrontou.

Olhan­do além do rosto familiar de Pedro, o Senhor falou dire­tamente com o arcanjo do mal que se escondia "atrás do trono": 

"Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens" (Ml 10.23b).

Há ocasiões quando "lazer o que é certo", segundo a sua definição, é, na realidade, "fazer o que é errado", segundo a definição de Deus. Algo está "correto" quan­do está de acordo com a Palavra de Deus e é confirmado por seu Espírito.

Pedro teve esta experiência ao declarar acertadamente a verdadeira identidade de Jesus. No en­tanto, teve de descartar por completo a realidade da iden­tidade de Jesus que acabara de descobrir para dizer aquilo que disse. Se Jesus era o Filho de Deus, por que menti­ria sobre seu destino?

Quando sua ação parece "correta", mas o meio que você usa para executá-la é incorreto, este se constitui no pior tipo de "erro", porque pode enganar e induzir outros também ao caminho errado.

Pedro estava dizen­do: "Você não morrerá. Estaremos a seu lado", mas Je­sus sabia que jamais poderia cumprir seu propósito na terra sem o Calvário. Qualquer coisa que pudesse ou tentasse impedir os propósitos de Deus não podia ser de Deus.

Nem todas as boas ideias são "ideias de Deus".

Extraído do Livro Fontes Secretas de Poder de T. E TENNEY e TOMMY TENNEY


NA HORA DA ANGÚSTIA, DEUS ESTARÁ CONTIGO



NA HORA DA ANGÚSTIA, DEUS ESTARÁ CONTIGO

Quantas vezes nos sentimos sozinhos, angustiados e esquecidos pelos nossos amigos, parentes e por alguns momentos até os nossos irmãos em Cristo desaparecem! Mesmo nos momentos difíceis da vida, existe alguém que nunca nos deixa, Jesus! 


Até o próprio Jesus foi abandonado por alguns apóstolos na hora da sua angustia! Com medo de serem reconhecido pelos soldados romanos, preferiram estar longe na hora da crucificação. O que dizer daqueles que gritaram: 


Crucifica-o! Crucifica-o! Posso garantir que muitos daqueles que o acusaram, em certos momentos foram abençoados com a sua palavra ou por um milagre.

[…]


Se a angústia bater no seu coração, lembre que você pode invocar o seu Deus nesta hora! Salmos 50 v. 15 "e invoca-me no dia da angustia, eu te livrarei, e tu me glorificarás".


Foi assim que Ana alcançou a benção de ter um Filho (I Sm 1);


Foi assim que Moisés alcançou os milagres nas horas mais difíceis quantos não alcançaram as suas bênçãos porque invocaram o Senhor? Um cego que gritava quanto Jesus ia passando: 

- Jesus Filho de Davi tem misericórdia de mim! Ele foi curado, mesmo que algumas pessoas pediam para ele parar, o cego não desistiu! 

Não eram eles que estavam sentindo a sua angustia, mas ele é que estava cego! Por isso o grito de misericórdia era necessário. A vergonha de pedir auxilio a Jesus nunca pode estar em nossos corações.


Jairo também foi até Jesus quando mais precisava do milagre, na hora da angustia, a sua filha estava morrendo, quando estava pedindo misericórdia, recebe uma noticia: Não precisa mais, ela já morreu. Em muitas das vezes você vai encontrar pessoas que querem incentivar a você desistir, mas não desista! Jairo mesmo recebendo a noticia da morte de sua filha confiou em Jesus e alcançou a benção.


Não existe lugar de descanso no Mundo para a angústia se não for ao lado de Jesus, mesmo você tendo milhões e milhões de dólares, para a angústia da alma o dinheiro não resolve.


Ninguém quer se enfiar em nenhuma fornalha, quando três jovens foram jogados em uma fornalha eles não disseram que a fornalha era ótima, que ali eles estariam seguros , mas eles confiaram no seu Deus , o quarto homem apareceu no meio da fornalha. Eles passaram uma situação difícil, mas Jesus estava com eles. Por mais que passe o tempo, Jesus continua a ser o mesmo, ele não vai desamparar você! Ele estará contigo.


Salmos 46v. 1 " Deus é o nosso refugio e fortaleza , socorro bem presente na angustia." […]


Quantos nos dias da Angústia procuram a bebida, vicio, os prazeres da vida, bruxaria, feitiçaria, cartomantes, búzios e por não adiantar alguns tiram a sua própria vida? Pois perdem a esperança e acabam com a sua vida pensando que tudo vai se resolver! A esperança nunca morre para aqueles que estão em Cristo Jesus, pois Ele mesmo é a esperança do Cristão!


O apostolo Paulo deu um depoimento interessante: II Corintios 12v. 10 "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias por amor de Cristo. Pois quando estou fraco, então é que sou forte". 

Eu não sei se você já pensou que quando nos sentimos fracos, as nossas forças, sabedoria, riqueza perdem o valor diante do Senhor, por isso a dependência de Cristo se torna total de nossa parte, sendo assim, a nossa força perde o sentido e começamos a andar na força de Deus. 

A nossa vida fica totalmente dependente de Cristo, por isso quando estou fraco passo a ser forte.


O Apostolo Paulo disse isto após em um momento de angústia? Depois de ter orado e pedir algo a Deus, mas a resposta de Deus foi que a graça já lhe bastava.


Cristo é a nossa esperança na hora da Angustia e que Ele nos Livra, alivia, protege, auxilia e nunca nos abandona. Na angústia procuramos o Senhor, por isso ele estará conosco, pois a sua graça nos basta. 

escrito por  Alexandre Farias Torres