sábado, 26 de julho de 2014

EVANGELIZAÇÃO? DIGA SIM



Cinco Razões Pelas Quais Não Evangelizamos

Mike McKinley -  Evangelização

O Novo Testamento compele o povo de Deus a levar o evangelho para o mundo. Jesus deu aos seus discípulos uma ordem permanente de ir e fazer discípulos (Mt 28.19). Ele lhes disse que eles se tornariam pescadores de homens (Mt 4.17). Pedro aconselhou as igrejas da Ásia Menor a estarem prontas quando as pessoas fizessem perguntas sobre a sua esperança (1Pe 3.15).

Mas parece que algo saiu dos trilhos. Muitos cristãos não vivem como pescadores de homens. Não são muitas as pessoas que nos perguntam sobre a esperança que temos em Cristo, e quando elas perguntam, nós não estamos prontos para dar uma resposta. As igrejas evangélicas falam muito sobre evangelismo, mas de acordo com pesquisas, a maioria dos membros de igreja não compartilham a fé com muita frequência.

Por que não evangelizamos?

Eu gostaria de sugerir cinco razões pelas quais igrejas e membros de igreja não compartilham o evangelho como parte do curso normal da vida. Outros artigos sugerem maneiras de remediar essa situação, mas por agora, nos atentemos a diagnosticar o problema.

1. As igrejas isolam os cristãos dos incrédulos

Em primeiro lugar, as igrejas isolam os cristãos dos incrédulos. Em outras palavras, muitos cristãos não conhecem nenhum incrédulo. Embora nossas vidas diárias nos coloquem em contato regular com muitas pessoas que não conhecem Jesus, é fácil passar pela vida sem ter relacionamentos próximos com qualquer uma delas.

As igrejas permitem esse isolamento de algumas maneiras. Muitas igrejas organizam uma série de programas nas noites dos dias de semana e, então, definem se um membro de igreja é bom em termos de presença em tais programas. Como resultado, os calendários de muitos cristãos são cheios de atividades na igreja e há pouco tempo para convidar vizinhos e colegas de trabalho até suas casas.

Além disso, algumas congregações cultivam hostilidade para com o mundo. Conforme nossa cultura se torna cada vez mais explicitamente hostil ao cristianismo e à moralidade bíblica, é fácil permitir que se estabeleça uma mentalidade de defesa. 

Quando isso acontece, o mundo lá fora se torna um bicho papão e a maneira pela qual o povo de Deus continua santo é mantendo a distância dele. Então os cristãos vivem vidas em trilhos paralelos aos do mundo, com suas próprias escolas, negócios, ligas esportivas e programas de escotismo, mas pouquíssimas chances de construir relacionamentos com incrédulos.

2. Nós acreditamos que o evangelismo é extraordinário

Uma segunda razão pela qual os cristãos não evangelizam é por acreditarem que se trata de algo extraordinário. Nós suspeitamos que o evangelismo é apenas para aqueles que possuem o dom do evangelismo, ou para pastores e outros cristãos profissionais. Então simplesmente não se sentem capazes de compartilhar o evangelho. De tempos em tempos as pessoas na minha congregação trazem amigos ou familiares até mim para que eu fale de Jesus para elas, e eu tenho que desafiá-las a tomarem coragem e fazerem elas mesmas! 

Afinal, em Atos 8.1-4 não são os apóstolos, mas cristãos “normais” que levam a mensagem a respeito de Jesus para fora de Jerusalém e para o resto do mundo.

3. As igrejas não falam sobre o custo de seguir Jesus

Em terceiro lugar, nossas igrejas não falam sobre o custo de seguir Jesus. Contudo, o evangelismo pode ser custoso. Realmente não há como contar às pessoas que você crê que Deus tomou carne humana, sendo nascido de uma virgem e então, após ter morrido em uma cruz, ressuscitou e subiu de volta aos céus, sem ao menos correr o risco de perder o favor delas. Mas tudo bem. 

O Apóstolo Paulo diz que Deus intencionalmente nos salva de uma maneira que parecerá louca aos “sábios” do nosso mundo (1Co 1.18-29). Nossa mensagem não será bem recebida por aqueles que estão perecendo, mas será como um cheiro fétido em suas narinas (2Co 2.14-16).

Se eu entendi Paulo corretamente, na verdade, é parte do plano de Deus que você sofra um pouco enquanto compartilha o evangelho. Se você não concorda, leia o livro de Atos e tome nota cada vez que uma pessoa compartilha o evangelho e algo ruim acontece com ela.

Mas muitas igrejas nunca confrontam seus membros com a realidade de que seguir Cristo lhes custará algo. Nós lhes ensinamos que Deus só está preocupado com eles e com a sensação de bem-estar deles. Então, quando chega a hora de pagar o preço e compartilhar o evangelho, muitos de nós simplesmente não estamos dispostos a perder as nossas reputações.

4. Nós buscamos resultados imediatos

Quarto lugar, nós buscamos resultados imediatos. É claro que é fácil ficar desencorajado quanto ao nosso evangelismo. Talvez tenhamos lido um livro ou ouvido um sermão e saído para compartilhar a nossa fé, apenas para ficarmos mais desencorajados quando nada acontece visivelmente. Penso que muitos cristãos simplesmente desistiram do evangelismo por terem feito um esforço e não terem visto nenhum resultado.

Mas simplesmente não estamos em uma posição de julgar o que Deus está fazendo em cada situação específica. Pode ser que no plano de Deus nós sejamos a primeira pessoa em uma longa fila de pessoas que evangelizarão alguém antes que ela venha a Cristo. Posso pensar em muitos exemplos de conversas e esforços evangelísticos que pareciam uma perda de tempo. Muito mais tarde, fui descobrir que aquela pessoa havia vindo a Cristo.

O evangelho é o poder de Deus para a salvação (Rm 1.16), e a palavra de Deus é viva e poderosa (Hb 4.12-13). Nós devemos cultivar confiança de que o Senhor, que dá o crescimento, completará a sua redenção. Ele salvará almas. Ele frequentemente não fará isso de acordo com a nossa programação, e ele pode não escolher as pessoas que nós escolheríamos. Mas ele nos usará se formos fiéis.

5. Nós não somos claros na mensagem

Uma razão final pela qual não evangelizamos é que não somos claros na mensagem. Quando alguém pede para se unir à nossa igreja, uma das coisas que eu peço é que a pessoa resuma brevemente a mensagem do evangelho (em aproximadamente 60 segundos). E eu sempre fico surpreso com a quantidade de cristãos que acham difícil fazer isso. Não é que eles não creem no evangelho — eles creem. Não é que eles sejam ignorantes — muitos deles conhecem as suas Bíblias muito bem. 

E embora eles possam ficar nervosos ou surpresos com a pergunta, ainda é uma tendência preocupante. Não há como compartilhar o evangelho se você não está preparado para compartilhar o evangelho.


Tradução: Alan Cristie

COMO EVANGELIZAR NO AMBIENTE DE TRABALHO



Como Evangelizar seus colegas de trabalho?

Ashok Nachnani - Evangelização

Conforme cresce a oposição cultural ao cristianismo, qual é o efeito disso no evangelismo que você faz no trabalho? Você está mais fiel ou mais temeroso?

Você dificilmente poderia ser culpado por estar mais temeroso. O rápido avanço do liberalismo social e das políticas de recursos humanos promovendo “tolerância” no local de trabalho apenas exacerbam os dois medos que comumente citamos para o não compartilhamento do evangelho com nossos colegas de trabalho: medo de má reputação e medo de repercussões na carreira, como perda de emprego ou estagnação da carreira.

O evangelismo sempre foi difícil. Se existe qualquer coisa nova a respeito dos nossos desafios de hoje é quão fortalecida a oposição parece estar. Não cristãos costumavam dizer “cada um na sua”. Agora eles estão mais propensos a nos acusar de estupidez (“Sério, você não acredita na evolução?”) ou de fanatismo intolerante (“Como você ousa dizer que homossexualismo é um pecado?”). 

Empregadores cada vez mais pesquisam nas mídias sociais sobre a vida dos candidatos ou empregados antes de tomarem decisões de contratação ou promoção. Há quanto tempo empresas que temem assédio moral e discriminação no ambiente de trabalho trocam o cristão mais visível por alguém menos notável?

Apesar de tudo isso, eu sou muito grato pelos irmãos que temeram mais a Deus do que ao homem e compartilharam o evangelho comigo. Minha própria fé é fruto do evangelismo no local de trabalho.

Perdido e achado no local de trabalho

Doze anos trás, eu era um pesquisador em uma firma de consultoria de médio porte em Washington, DC. 

Eu era um hindu autoconfiante, autossuficiente e profissionalmente próspero. Você não diria que eu era espiritualmente inseguro. Francamente, eu não sabia que eu era espiritualmente inseguro. Eu realmente não era um cara que estava me esforçando para buscar Cristo.

Entra meu colega cristão, Hunter. Bem conhecido e querido no escritório, Hunter era um vendedor de alto desempenho com uma gama de interesses. Alguém me disse: “Ele é cristão, sabia?” Nenhum de nós sabia por certo o que isso significava, mas ambos acreditávamos que isso era relevante o suficiente para acrescentarmos um tendencioso “Hum...”.

Eu sabia que Hunter não se encaixava no molde de um cristão que eu tinha construído mentalmente. Cristãos eram “legaizinhos”, antiquados, hipócritas, monótonos. Hunter não era assim. Então comecei a observá-lo.

Nós nos tornamos amigos. Nós passávamos tempo juntos e conversávamos sobre diversos tópicos: Os Simpsons, O Senhor dos Anéis, Cristo, Krishna, café, trabalho. Enquanto o Senhor usava o Hunter para me buscar, eu nunca me senti como um projeto, mas sim um amigo. Como só Deus é capaz de fazer, ele providenciou que Hunter estivesse comigo no mesmo momento em que ele orquestrava uma crise espiritual na minha vida. E ele deu a Hunter a sabedoria e a ousadia para falar a verdade à minha vida quando eu mais precisava.

Comportamentos de um evangelista no local de trabalho

Embora ele mesmo fosse jovem na fé na época, há muito no exemplo de Hunter que qualquer crente pode aplicar no contexto do ambiente de trabalho.

1. Lance Cristo sobre a mesa

Primeiro, lance Cristo sobre a mesa. Visto que pode ser raro conhecer cristãos no local de trabalho, é essencial que as pessoas no seu escritório saibam que você é um seguidor de Cristo. Assim, você pode se disponibilizar para crentes mais fracos e ser um exemplo para incrédulos. Foi um colega não cristão que me disse sobre a fé de Hunter. 

Obviamente nós não devemos fazer isso de forma ofensiva ou irresponsável, mas falar sobre o fim de semana, descrever um estudo bíblico do qual participa ou compartilhar como você ora pelos outros fará com que as pessoas logo saibam que você é cristão.

2. Trabalhe com excelência

Segundo, trabalhe com excelência. Quando você lança Cristo sobre a mesa, espere ser estudado pelos seus colegas assim como eu estudei o Hunter. Trabalhe de uma maneira que reflita a criatividade, o propósito e a bondade de Deus. Demonstre fidelidade e integridade. Trabalhe “sem murmurações nem contendas” (Fp 2.14). Submeta-se àqueles em autoridade e sirva humildemente.

Isso, em si mesmo, não é evangelismo, mas o conteúdo das nossas vidas no trabalho deve reforçar, não enfraquecer, o conteúdo da mensagem do evangelho que compartilhamos.

3. Ame os seus colegas

Terceiro, ame os seus colegas. Invista em amizades com não cristãos no seu local de trabalho, não de forma superficial como “projetos”, mas amando-os como tendo sido feitos à imagem de Deus. Não subestime a importância da confiança. Considere que foi um ano e meio depois de Hunter e eu termos nos conhecido que nós estudamos a Bíblia juntos e Deus me deu ouvidos para o evangelho.

Use o seu horário de almoço estrategicamente. Quando possível, faça uso generoso da hospitalidade, onde você possa compartilhar a sua vida com um colega longe do escritório e das brincadeiras e conversinhas de escritório.

4. Prepare-se para evangelizar

Quarto, prepare-se para evangelizar. Por mais bobo que isso possa parecer, certifique-se de que você sabe facilmente explicar o evangelho. Pratique se for preciso.

Quando o Senhor fornece uma oportunidade, você não quer a sua voz interna gritando com você por não ser claro — você quer a sua mente livre para ouvir o seu colega e o que ele está lutando para entender. 

Afinal, é o evangelho que salva, não a nossa perspicácia e profundo conhecimento de apologética. Eu louvo a Deus pela clareza, ousadia e confiança no poder do evangelho que Hunter possuía.

5. Ore

Quinto, ore. Ore pelos seus colegas regularmente. Ore por boas oportunidades de compartilhar o evangelho. Ore para que você cresça em ousadia. Ore para que Deus seja grande e o homem seja pequeno — todos nós somos culpados de misturar os dois.

E convide irmãos e irmãs da sua igreja para  orar também. Hunter mais tarde me disse que seu grupo de estudo bíblico de homens estava orando por mim desde o momento em que eu perguntei a ele a respeito da fé cristã que ele tinha.
 

Um chamado à fidelidade

Conforme os locais de trabalho ficam cada vez mais hostis para o cristianismo, essas práticas básicas se tornam cada vez mais essenciais. O Senhor tem sido bom em responder minhas muitas orações por boas oportunidades e por palavras para falar. 

Ser conhecido como cristão, viver a minha fé profissionalmente e de forma interpessoal, e amar os meus colegas como portadores da imagem de Deus me deram oportunidades de falar abertamente sobre a minha fé. E, em sua maravilhosa graça, Deus escolheu me usar para trazer um colega à fé.

Nós devemos esperar que o Senhor responda as nossas orações e nos conceda oportunidades de falar de Cristo, então ore por ousadia. E esteja disposto a gastar seu “capital relacional”. Deus colocou você onde está por um propósito.


Tradução: Alan Cristie

A VIDA DO ADORADOR

A vida do adorador

O que é um adorador? O que é ser um adorador? Quais são as características de um adorador?


De acordo com o texto de Sofonias vamos ver o que a Palavra diz a esse respeito.


1- Lábios Puros (vs 9).


No livro de Isaías 6:5-8 o profeta é purificado das suas iniqüidades e logo depois ele se coloca a serviço e disponível. Talvez a nossa adoração tem sido fraca e sem substância, porque falta a nós lábios puros, coração puro, pensamentos e intenções puras. Não podemos pensar que seremos usados grandemente pelo Senhor se não estivermos diante Dele dia após dia para sermos purificados.[…]


2- Para que o sirvam.


Deus está buscando servos e ministros. Os nossos dons e talentos devem ser consagrados diariamente no serviço ao nosso Deus (Lv 27:28). Essa consagração deve ser verbalizada para que o diabo escute e não ganhe espaço para ''tomar emprestado'' o que não pertence a ele.


3- Mesmo espírito.


O adorador tem espírito de unidade, sempre soma e nunca divide, nunca compete, nunca faz comparação, mas contribui e é um servo. Toda a pessoa que possui a motivação correta é uma benção.


4- Zelosos adoradores (vs 10).


A pessoa que zela por algo, o faz considerando ao extremo o seu valor. O adorador é zeloso com as coisas do Senhor: cuida bem dos seus negócios, do dinheiro, do trabalho, da família, do ministério, do seu tempo etc. [,,,]


5- Me trarão sacrifício.


É a prática da ministração. O adorador tem o compromisso e a consciência da sua responsabilidade que é de ministrar ao seu Deus, adorá-lo e render-lhe graças todos os dias. O adorador é um eterno agradecido. Este sacrifício é viável e voluntário, e não um ''peso'' (I Pe 2:5).


6- Tu nunca mais te ensoberbecerás (vs 11)


Os adoradores não são soberbos, exaltados - ''os melhores do mundo'', ''o melhor pastor'', ''o melhor cantor'' etc. Não existe ''estrelismo'' na obra de Deus, e se houver, procede do diabo. 

Jesus disse: ''Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração'' (Mt 11:29). A humildade só existe quando ela é o reflexo da vida de Jesus em nós. Devemos entender que no reino de Deus o maior é aquele que serve (Mt 20:26-27).


7- Confiarão no nome do Senhor (vs 12).


O adorador vive pela fé. Confia em Deus, tem a Palavra armazenada no seu coração e por isso crê. Paulo aos Colossenses 3:16 disse: ''A Palavra de Cristo habite abundantemente em vós''. 

A Palavra produz fé, e a fé produz confiança e segurança.


8- Não cometerá iniqüidade (vs 13)


O adorador não tem compromisso com o pecado mesmo sendo tentado. O compromisso dele é com o Deus que vence o pecado. Não somos capazes por nós mesmo de vencer o pecado, mas o Poderoso que habita em nós pode todas as coisas (II Co 12:9).


9- Porque serão apascentados


O adorador vive no descanso do Senhor (Sl 23:1). O descanso gera confiança, ou seja, o adorador poderá dizer ''eu não tenho, mas vou ter'', ''eu não sei, mas vou saber'' etc. O adorador entende que Deus está realizando uma obra nova a cada dia na sua vida (Fl 1:6).


10- Canta alegremente (vs 14)


O adorador tem um cântico alegre e de vitória, porque ele ama e crê em Deus, e está garantido no Senhor. Embora haja problemas e dificuldades, ele é mais que vencedor porque o Vencedor vive nele. O adorador tem a alegria do Senhor, e a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8:10). A nossa alegria vem do Senhor!


11- Exterminou o teu inimigo (vs 15).


O adorador é vitorioso sobre o inimigo (Tg 4:7; Rm 16:20; Lc 10:19). Jesus nos concedeu autoridade espiritual e o diabo já está derrotado na nossa vida!


Conclusão


''O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; Ele se deleitará em ti com alegria, calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo'' (vs 17). Essa é uma promessa para todo o verdadeiro adorador. 

(Autor: Ronaldo Bezerra )

OS FRACOS E OS FORTES

Os fracos e os fortes

Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos. [Romanos 14.1]


Nosso relacionamento com os fracos é tratado detalhadamente por Paulo (14.1–15.13). 


Trata-se, evidentemente, de pessoas fracas na fé ou sem convicção, e não fracas na vontade ou no caráter. 


Assim, se quisermos fazer uma imagem mental de um irmão mais fraco, devemos considerá-lo não como alguém vulnerável, facilmente vencido pelas tentações, mas como um cristão sensível, cheio de indecisões e escrúpulos. 


Os fracos não carecem de força ou de autocontrole, mas de liberdade de consciência. 


Os fracos em Roma poderiam ter sido os judeus cristãos, por acreditarem que ainda deviam observar as leis referentes a comida, festas e jejuns do calendário judaico. 


Paulo certamente fazia parte do grupo dos fortes e se identificava com a posição deles. Ele tinha consciência que as questões relacionadas a alimentos e dias eram de importância secundária. Mas, ao mesmo tempo, ele se recusava a tratar com desprezo as consciências sensíveis dos fracos. 


Sua exortação geral à igreja é para que ela aceite os fracos como Deus os aceitou (14.1, 3) e que seus membros aceitem um ao outro da mesma forma como Cristo nos aceitou (15.7). 


Os fortes não devem desprezar nem intimidar ou condenar os fracos, forçando-os a agir contra a sua consciência.


A característica mais notável das instruções de Paulo é que ela está fundamentada em sua cristologia, e em especial na morte, ressurreição e parúsia de Jesus. 


Os fracos são irmãos e irmãs por quem Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor, por isso não temos o direito de interferir junto a esses servos. 


Quando Jesus voltar, ele será o nosso juiz, de modo que não devemos assumir essa função agora. 


Devemos também seguir o exemplo de Cristo, que não agradou a si próprio, mas se tornou um servo, tanto de judeus quanto de gentios.


Assim Paulo deixa aos seus leitores uma bela imagem dos fracos e dos fortes, dos judeus cristãos e dos gentios cristãos. Ele ora para que Deus lhes dê um espírito de unidade, para que “com um só coração e uma só voz glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (15.6). {...} (Rm; 15.1-13)

Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

O BATISMO



QUEBRANDO AS BARREIRAS DA RELIGIÃO

O batismo

O batismo é o testemunho público dado por aquele que aceita a Jesus Cristo como seu salvador pessoal.

O batismo não é um ritual para você se tornar membro de uma religião

Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15:7

O batismo tem 3 significados:  1 - morte para o pecado  /   2 - sepultamento dos pecados  /   3 - ressurreição para uma nova vida.

O batismo foi ordenado por Jesus:  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;    Mateus 28:19

Quando somos batizados, sepultamos a vida de pecados e ressuscitamos para uma nova vida com Jesus, assim como Paulo diz em:                            Romanos 6:3-4
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

O que o Batismo representa?   Novidade de vida, realmente se converter, mudar tudo e recomeçar uma nova vida

                                                 (João 3:3-5)
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus

Quantos batismos verdadeiros existem?  Só existe apenas um único batismo 

                                            ( Efésios 4:3-5)
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Qual é um dos significados do batismo?  Lavar seus pecados, você se tornar uma pessoa limpa, pura

                                                             (Atos 22:16)
E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.

De quem nos revestimos quando somo batizados? Somos revestidos de Cristo, Ele permanece e vive em nós

                                                 (Gálatas 3:26-29)
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.


O que é preciso aceitar para ser batizado?  Receber a palavra de Deus e estar disposto a praticá-la

                                                                      (Atos 2:41-44)
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum

Que experiencia é necessária antes do batismo? A experiencia do arrependimento, para poder ser perdoado

                                                                    (Atos 2:38)
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

O que é preciso para ser batizado?   Crer de todo o coração que Jesus é filho de Deus

                                                                      (Atos 8:37-38)
E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

O batismo é fundamental para a salvação?  Quem crer em Jesus e for batizado será alvo

                                                                 (Marcos 16:15-18)
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

Qual é o convite para os que estão nas falsas igrejas e religiões?  Igrejas que não pregam a palavra corretamente

                                                             (Apocalipse 18:4)
E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.

Como é o caminho que conduz a vida eterna?  Caminho estreito e apertado, caminho onde se pratica a justiça, o amor, a paz e a misericórdia, poucos praticam e passam por este caminho

                                                   (Mateus 7:12-14)
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Qual é o desejo de Jesus em relação a você? 

Ele o ama, instrui, repreende e o castiga de forma a acertar a sua postura, suas atitudes e comportamentos diante das circunstâncias da vida e diante dos relacionamentos com as outras pessoas, como um pai amoroso que só quer o bem do filho. Jesus está a porta do seu coração, esperando você abrir para ele entrar e fazer morada, e viver com você o tempo todo

                                                          (Apocalipse 3:19-22)
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas

Jesus estabeleceu a sua igreja nesse mundo exatamente para atender a necessidade de seus seguidores ( o povo de Deus) , seu desejo é que todos vivam em união, na mesma fé, no mesmo amor, na mesma paz, uns ajudando os outros

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz   1 Pedro 2:

Deus não quer que você vai sozinho para a eternidade, ele quer levar todo seu povo, ele quer levar toda a igreja, a sua família, a igreja é considerada a família de Deus aqui na terra, o povo que representa Deus aqui na terra (um povo santo, escolhido por Deus), o povo remanescente, o pequeno grupo das pessoas que perseveram na pratica do evangelho, os filhos da promessa, quando você pertence a igreja, Deus vai usar seu dons, habilidades, desejos e seus objetivos em favor do seu próprio povo, por causa do amor ao seu nome, para ser fiel a sua palavra,  para exaltar  a sua soberania, para a honra e gloria do Deus todo poderoso.

A pós o batismo é preciso aceitar Jesus e caminhar com ele ( crer e obedecer – quem ama e crê em Jesus pratica seus mandamentos) . Quem ouve sua voz pratica seus mandamentos. Você vai ouvir a voz de Jesus através do Espirito Santo, e saberá fazer tudo aquilo que agrada o coração de Deus.

Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. João 18:37
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.   João 5:24

Pelo batismo você é inscrito no livro da vida e destinado a ser salvo. Mas é preciso manter a salvação, vivendo em santidade e produzindo bons frutos, usando a fé e praticando boas obras, caminhando como Jesus caminhou, dando testemunho da verdade

 A oração é a chave de tudo que ligamos aqui na terra, o nosso contato com Deus é através da oração, somente através da oração temos liberdade de falar com Deus a qualquer instante, ela é a chave que abre as portas do céu                  

                                                          Mateus 18:18
Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

Estar na presença de Deus todos os dias e se esforçar para viver corretamente é estar escrito no livro da vida, sua presença estará garantida no céu, diante do Criador, após ele julgar todos os habitantes da terra, segundo as suas obras, este julgamento acontece após a sua morte física:

                                (Apocalipse 20:12-15)
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

É um privilégio fazer parte do povo de Deus, busque a Deus enquanto se pode achar, pois haverá uma grande recompensa na vida eterna, há muitas bençãos e promessas preparada para nós, os que creem e vivem para fazerem a vontade de Deus

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.   Isaías 55:6

Vivemos num mundo extremamente competitivo, sem tempo para pensar nas coisas espirituais, ás vezes nem se damos conta da presença de Deus, vimos e ouvimos noticias nada confortantes sobre a situação do homem e do planeta, mas Deus nunca nos abandona, seus olhos estão sobre toda terra, buscando encontrar seus verdadeiros adoradores, que estejam dispostos a praticar a justiça ( a estes Deus faz novas todas as coisas)


                                             (Apocalipse 21:5-8)
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Deus prometeu levar seu povo, a igreja verdadeira, composta por pessoas santas e dedicadas a ele,  para viverem na eternidade, numa cidade santa, preparada para todos que o amam, que o invocam de todo seu coração, aqueles que em suas motivações e intenções do coração agradam ao Senhor pela sua maneira de viver

                                                    (Apocalipse 21:23-27)
E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Após o batismo você está apto a viver na família de Deus, você começa a viver uma nova vida, livre do pecado, buscando a santidade dia após dia, resistindo as tentações e se afastando de toda aparência do mal

 O batismo é o primeiro passo, apenas a primeira etapa da sua caminhada rumo a cidade celestial, durante a sua trajetória passageira aqui na terra você precisa se manter no foco a salvação, se esforçando para ser perfeito, seguindo os passos de Jesus, meditando e praticando a palavra de Deus, vivendo em comunhão com seus irmãos, amando a Deus e ao próximo como ti mesmo              
                                                                                 

SAIBA COMO ESTUDAR A BÍBLIA - PARTE 2



SAIBA COMO ESTUDAR A BÍBLIA 
                  Parte 2


O problema para a maioria de nós não é a interpretação de passagens dificeis da Biblia, mas a obediencia às passagens que entendemos

Temos de nos disciplinar e separar tempo especifico para o estudo da Biblia e não deixar nada nos atrapalhar, pois é muito importante aprender a aplicar a escritura em nossa vida -  Tiago 1:22

Deus quer mudar nossa vida através de sua palavra, quanto mais estudar a Biblia será considerado mais responsável que a pessoa comum, porque com mais conhecimento vem mais responsabilidade - Tiago 4:17

Com conhecimento da palavra vem um julgamento mais severo, se você não faz as devidas aplicações.

Quando voce estuda a palavra , Deus começa a lhe mostrar áreas em sua vida que precisam de mudança e o chama para maior responsabilidade

O fim de toda a aprendizagem é conhecer a Deus, e mediante esse conhecimento, amá-lo e ser como Ele é: bondoso, justo e verdadeiro. Devemos reconhecer esta verdade e começar a praticar

aplicação é trabalho árduo, isso não ocorre por acaso, temos de planejá-la, porque requer pensar e agir deforma correta, requer pensamento sério e por natureza resistimos a mudanças

escreva o que pensou, senão logo esquecerá, assim poderá expressar aos outros o que aprendeu. -Eclesiastes 6:7

Estude a biblia quando estiver na sua melhor forma fisica, emocional e intelectual. Estude quando nada nos distraia e  nos apresse. Não esteja fazendo isso cansado e stressado.

Escolha a melhor hora, mantenha um caderno para anotações, faça orações e peça condução a Deus sobre os estudos  1 corintios 2:10 /  1 Corintios 3:4 / Salmos 119:18

A Biblia se interpreta por si mesma; é a escritura que melhor explica a Escritura.

Por causa de quem somos aos olhos de Deus, temos responsabilidade de viver uma vida santa – temos a responsabilidade de nos tornarmos como Jesus

Sede Santos, porque eu sou Santo - diz o Senhor

Nossa fé e nosso amor deve ser manifestado nos relacionamentos básico da vida.

É impossível vivermos no caminho de Deus dependendo de nossa própria força.

É por isso que Deus nos deu o Espirito Santo para nos ajudar a viver no seu caminho. As riquezas e bençãos de Deus nos pertence

Seja o melhor cristão em todas as áreas: um bom trabalhador, um bom pai, um bom funcionário, um bom amigo, um bom cidadão, essa é a verdadeira aplicação pessoal.








SAIBA COMO ESTUDAR A BÍBLIA – PARTE 1



SAIBA COMO ESTUDAR A BÍBLIA 
                           Parte 1

Estudar a biblia exigirá pensamento sério. Faça perguntas ao que está lendo, novas verdades saltam do texto, anote o que foi observado e descoberto e sempre escreva algo que entendeu.

Tome nota e sempre escreva algo que aprendeu

A meta de estudar a Biblia é a aplicação e não só a interpretação, pois a biblia não foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar a nossa vida, mudar nosso caráter

O ideal é estudar a biblia, para mudar nossa vida e nos tornar semelhantes a Jesus.   Tiago 1:22

É possível conhecer a palavra de Deus e não conhecer o Deus da palavra. A melhor tradução é quando você traduz a Palavra de Deus para a sua vida diária. Você que deve ser a Biblia viva para sair e fazer discipulos  - 2 timoteo 3:16

Olhe todos os detalhes da biblia, treine sua observação, tire suas conclusões, aplique na sua vida de modo prático as verdades que estudou    - provérbios 2:4-5

No estudo da biblia não há atalhos, é trabalho duro, seja diligente e paciente, não seja precipitado fixe um horário para o estudo, não exagere, encontre tempo necessário, faça um tempo silencioso de oração antes de começar, não seja ansioso para saber tantas coisas de uma só vez

Precisamos examinar nosso coração antes de examinarmos as escrituras, procure ter comunhão com Deus, estar em santidade e ore para que o Espirito Santo o guie no estudo. Peça que Deus abra seus olhos espirituais

Desenvolva a habilidade para o estudo da biblia. Invista na sua vida espiritual, leia livros e mensagens, tenha prioridade nestas coisas.

A Biblia foi dada para nos mostrar como ter uma relação com Deus e como viver segundo o seu caminho neste mundo. Ela foi escrita para ser aplicada em nossa vida.

Voce só vai conhecer bem a palavra de Deus se aplicar na sua vida. Ter conhecimento intelectual é diferente de praticar, aplique na pratica o que sabe na teoria. -  1  Corintios 8:1

O conhecimento traz orgulho, mas só o amor edifica, não seja inflado e nem orgulhoso por saber demais da biblia, pratique e seja humilde, sempre tem muitas coisas para aprender com Deus

Conhecimento requer ação, desenvolva na vida o que aprendeu, aproveite as oportunidades. Faça o que tem que ser feito, obedeça a palavra de Deus.   Tiago 1:22   /  Mateus 7:24 / Salmos 119:59-60

Satanás combate a pratica de aplicar a escritura em nossas vidas, ele se opõe não deixa você pensar: “e agora o que vou fazer com tudo que aprendi”.

Satanás odeia os praticantes da palavra

Por natureza resistimos às mudanças, sentimos vontade de mudar, a aplicação da palavra requer mudanças diariamente, mas vivemos pelos sentimentos e não pela vontade, os sentimentos vem e vão, mas a chave é viver para Cristo, crescer espiritualmente...

Não porque no sentimos bem, mas porque sabemos que é a coisa certa, Deus espera que voce faça e persevere sem se importar com seus sentimentos, seja dirigido pela fé e não pelo seu emocional, supere suas fraquezas e pense no melhor de Deus, viva de olho nas promessas e bençãos.

Ore, medite, aplique e memorize – ande em busca de compreensões. Deus quer que você obedeça a palavra e divida com os outros, compartilhe as boas novas, ensine o que aprendeu através de exemplos, palavras e ações.

A meditação vai lhe ajudar a aplicar a palavra, seja ativo na vida cristã

Pense no que deve mudar: pecado a confessar, atitude a mudar, promessa a reivindicar, motivações a mudar, exemplo a seguir, exemplo a ser copiado, louvar mais a Deus, orar mais e jejuar mais, mandamento a obedecer com mais frequencia, o que precisa orar mais, que verdades preciso acreditar, que coisa novas posso aprender.

Registre as aplicações para uso futuro, escreva tudo que precisa ser memorizado, tudo serve de ajuda quando precisar, anote seu estudos, um dia outras pessoas também possam precisar de sua ajuda

Memorize os versiculos, tenha sempre em mente o que vai dizer e pensar, mude seus hábitos e atitudes, tenha no coração a palavra de Deus, para lhe ajudar nas situações do dia a dia

Deus lhe coloca no meio de pessoas desagradáveis, para aprender a ser paciente e tolerante, para desenvolver os frutos do espirito,   para aprender a ter paz no meio do caos. Você descobre  como ter alegria mesmo em tempos de tristeza e provação.

Nestas situações voce tem que perceber que quando Deus quer formar uma qualidade positiva em sua vida, ele permite que você passe por situações dificeis, para fazer a escolha certa, não seguir as inclinações naturais da carne,  sem murmurar, mas obedecer ao espirito, aprender lições valorosas sem se abater

Aprenda com as experiencias ruíns, a crescer espiritualmente, a obedecer a Deus em toda situação, assim como fez josé do Egito, quando tudo parecia contrário, ele suportou adversidades e confiou em Deus, fazendo só o bem

Quando alguém lhe perguntar: já acabou o sermão na igreja, você diz, não, foi apenas pregado, mais ainda precisa ser praticado, durante toda a semana” . A aplicação da palavra é vital, é importante, para nossa saúde espiritual, e nosso crescimento e maturidade cristã, senão não vamos encontrar o sentido de nossas vidas e nem vamos saber porque estamos aqui.

A coisa é séria, Deus nos instrui para ter um compromisso, uma responsabilidade para viver a vida da melhor maneira possível, não nos chama só para ouvir, mas para praticar o que estamos ouvindo

A biblia é um registro dos procedimentos de Deus para com homens e mulheres. È um manual pratico de comportamentos. Devemos prender lições valiosas para vivermos neste mundo através dos personagens bem sucedidos na biblia e evitar o erro daqueles que desobedeceram a Deus e tiveram um final triste.   Romanos 15:4    /   I Corintios 10:11

O novo testamento é um livro de instruções e o velho testamento é um livro de ilustrações.

Estude os personagens do velho testamento, observe os erros e acertos dos homens e seja sábio para não errar, pense em como aplicar o que deu certo, evite o que deu errado, seja inteligente e continue aplicando os ensinamentos do novo testamento, que são instruções para nossa vida com Deus, vivendo no centro da vontade dele

Observe o carater das pessoas que agradaram a Deus e se espelhe nelas. O único modo pela qual podemos nos tornar homens e mulheres de fé e de sabedoria é reservando tempo para meditação diária da palavra e comunhão com o Senhor.

Seja sistematico, não estude a biblia de qualquer maneira, reserve tempo e dedique-se de coração para melhorar a sua vida

Na biblia vemos o controle soberano de Deus sobre o progresso da historia da humanidade. Deus está sempre no controle da situação politica do mundo

Deus é autor da vida, da salvação – Ele planejou tudo. Deus criou todas as coisas. Jesus Cristo é quem nos redime de nossos pecados e nos reconcilia com Deus, e uns com os outros pelo amor. O espirito Santo é aquele que vive em nós e no capacita a entender o que somos em Cristo

Saber tudo isso já é suficiente para ter vida em abundancia, livres do pecado...

CONTINUA NA PROXIMA POSTAGEM...

***

OS DONS ESPIRITUAIS

Como descobrir dons espirituais

Peça a Deus sabedoria, dedique sua vida ao Senhor, peça dicas sobre como voce pode servi-lo melhor

Acredite que Deus possa lhe dar dons. Expresse sua fé a Deus em oração

Dedique sua vida ao serviço cristão. Os dons do Espirito são para o serviço, para o ministério da igreja

Explore várias oportunidades de testemunhar sua fé, busque fazer obras dignas de amor e bondade

                             Efésios 4: 8-11

                             Efésios 4: 12-13


os dons são concedidos por Deus para equipar, aperfeiçoar os santos, os cristãos, para o trabalho do ministério ( preparar, trinar, torá-los prontos para o serviço para qual eles são chamados)

muitos são chamados ,mas poucos são escolhidos, porque nem todos tem a mesma disposição para continuar servindo, adorando e louvando ao Senhor de todo o coração

OS DONS É PARA A EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO ( Efésios 4:12), para o crescimento da igreja, nenhum dom que possamos ter, seja ensino, pregação, evangelismo, cura, aconselhamento, visitação, consolação, socorro, revelação – deve ser reservado para uso pessoal

Todos estes dons são designados para o bem coletivo e a edificação da igreja, caso , contrário, os detentors terão seus dons retirados (Mateus 25:24-30)

1 pedro 2:9 fala sobre o aperfeiçoamento dos cristãos para fazerem as obras de Deus através da igreja, ncessitamos uns dos outrso para esta finalidade, ser uma igreja operante usando todos os dons sabiamente para fortalecer a unidade do corpo e cumprir a missão de Deus aqui na terra

Os Cristãos devem crescer em cristo: Efésios 4:14-16

Nenhum membro da igreja pode alegar estar isento do ministério, cada um deve reconhecer sua importancia dentro da igreja, somos um corpo unido, uns dependendo dos outros, assim com ninguém dentro da igreja pode alegar privilégio exclusivo para tal função

Somos conhecidos apenas por pertencer a uma igreja.

Cristo espera que sejamos cristãos praticantes e não apenas cristãos nominais, que somos conhecidos apenas por pertencer a uma igreja

Os dons em ação

Uma conscientização sobre a urgencia dos tempos, nos quais vivemos deve nos levar a dar prioridade a o exercicio dos dons (1 Pedro 4:11)

Somos responsaveis pelo uso criterioso dos dons (1 Pedro 4:10)

A utilização de nosso dons deve honrar e glorificar somente a Deus, todo crédito é para Ele ( 1 Pedro 4:11)


Vença as barreiras e deficiencias da sua existencia, tenha uma plano de oração para te ajudar a descobrir e aplicar seus dons na salvação do próximo e ajudar a sua igreja na missão de continuar o trabalho de Jesus

No descobrimento e aplicação dos dons há felicidade. A felicidade do homem está no plano de Deus, seja  feliz e coloque seus dons em ação



quinta-feira, 24 de julho de 2014

MISSÕES EM CASA



Missões começa em casa

===============


John Stott, erudito expositor bíblico, disse que antes de Jesus enviar a igreja ao mundo, enviou o Espírito Santo para a igreja. A obra do Espírito e o testemunho da igreja são inseparáveis.


O Espírito Santo capacitou a igreja para ser testemunha tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia, Samaria e até aos confins da terra.


O propósito de Deus é o evangelho todo, por toda a igreja, em todo o mundo. Atos 1.8 é a plataforma missionária de Jesus. É a agenda missionária da igreja. Daremos, aqui, um enfoque à obra missionária em Jerusalém, em nossa cidade, a partir da nossa própria casa. Para melhor compreensão do assunto em tela, daremos destaque a alguns pontos:


Em primeiro lugar, a capacitação precede à ação missionária. O recebimento de poder precede o testemunho.
Testemunhar sem o poder do Espírito Santo é como tentar cortar lenha com o cabo do machado. Em vão é o esforço humano sem o revestimento do Espírito. A igreja não foi autorizada a começar o seu esforço missionário senão depois do revestimento de poder vindo do alto.


Hoje, temos muito esforço e pouco resultado. Muito trabalho e poucos frutos. Muitas palavras e pouca manifestação de poder. Pregamos aos ouvidos, mas não pregamos aos olhos. 

Os homens escutam de nós belos discursos, mas não veem em nós demonstração de poder. Preciso concordar com Charles H. Spurgeon, quando disse que é mais fácil um leão tornar-se vegetariano, do que uma vida sequer ser salva sem a obra do Espírito Santo.


Dependemos do Espírito Santo, precisamos do Espírito Santo, carecemos da capacitação do Espírito Santo.

Em segundo lugar, O Espírito Santo é quem nos capacitar para a obra missionária.


A promessa de Jesus é que os discípulos seriam revestidos com o poder do alto, o poder do Espírito, para testemunhar desde Jerusalém até aos confins da terra. Nenhuma outra preparação por mais refinada, substitui a capacitação do Espírito Santo. 

Nenhum cabedal teológico, nenhuma erudição humana, nenhuma eloquência angelical poderia capacitar a igreja a testemunhar o evangelho com eficácia. Só o Espírito Santo pode iluminar a mente e aquecer o coração. Só o Espírito Santo pode capacitar o mensageiro, aplicar eficazmente a mensagem e abrir o coração dos ouvintes, dando-lhes uma nova vida.


Em terceiro lugar, a igreja é o método de Deus para alcançar o mundo.


Jesus não comissionou o governo para a proclamação do evangelho nem mesmo delegou essa sublime tarefa aos anjos.A igreja é o método de Deus. O propósito de Deus é o evangelho todo, por toda a igreja, em todo o mundo. 

Se nós nos calarmos seremos culpados de uma omissão criminosa. Somos atalaias de Deus. Se o ímpio morrer em sua impiedade sem avisarmos a ele, Deus cobrará de nós o seu sangue. Somos embaixadores em nome de Cristo. Devemos rogar aos homens que se reconciliem com Deus.


Em quarto lugar, o testemunho do evangelho começa em casa.


A obra missionária deve ser feita aqui, ali e além fronteiras ao mesmo tempo. Porém, o ponto de partida é a nossa Jerusalém, onde estamos estabelecidos. Não teremos autoridade para pregar para os de fora se não estamos testemunhando para os de dentro.


Não podemos começar com os confins da terra se a nossa própria Jerusalém ainda não foi impactada com o poder do evangelho. Não podemos pregar aos estranhos se primeiro não fizemos conhecido o evangelho em nossa própria família.


[…] Nossa família, nossa parentela, nossa cidade devem ser os primeiros redutos a serem atingidos pelo evangelho. (Hernandes Dias Lopes)


http://www.kairosministeriomissionario.com/2014/07/missoes-comeca-em-casa.html

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O TEMOR DO SENHOR



            
 SABEDORIA E CONHECIMENTO


O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.   
(Salmos 111:10)

Eu preciso me tornar sábio, pois o temor do Senhor é apenas o inicio, o principio da sabedoria. 

Temor do senhor não é inicio da benção, nem inicio das promessas, as bençãos vem com a permanencia na caminhada com Deus

Cumprir os mandamentos é o que vai nos dar bom entendimento

A sabedoria é tão valorizada na Biblia. 

Deus sabe que vamos precisar muito dela, na convivencia com os outros, no trabalho, na vida social, para que possamos ter disciplina e prudencia

O caminho do Senhor  ele é marcado no seu principio pela capacidade de saber, conhecer, ter discernimento dos principios de Deus, para ser alguém preparado para  viver de modo correto, para depois a gente ter as coisas que precisamos mais.

Temos que ter reflexão antes de tudo que fazemos, para Deus nos orientar no modo de vida certo e correto, onde podemos fazer a vontade Dele

Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.

O cristão deve dar bons testemunhos, deve-se ensinar através de ser exemplo, homens e mulheres justos, não virar religioso de carteirinha só dentro das 4 paredes, temos que ser sociáveis, uma pessoa acessível, pessoa bacana, que saiba falar sobre outros assuntos com aqueles que achamos que são ímpios, incrédulos, sem a mesma fé.

Vamos evangelizar sim, mas também falar de assuntos de politica, de futebol, de brasil, de livros, de trabalho, de familia, não só fale de Jesus senão os outros espantam e voce será mal compreendido

Mesmo tendo as melhores intenções, ser o melhor de todos os cristãos, fale sobre o assunto da roda, porque mais cedo ou mais tarde tudo vai convergir a Jesus, tudo vai acabar aos pés de Jesus, todo joelho vai se dobrar a Jesus

Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus. (Romanos 14:11)

              A sabedoria nos capacita a conversar sobre todos os assuntos